fbpx

Sobre Nazismo, fascismo e coletivismo estatista

Print Friendly, PDF & Email

De que dia da vitória sobre o nazismo e o fascismo estão falando? Não há esse dia. O nazismo e o fascismo seguem existindo e com eles a ideologia congênere, o comunismo.

O dia que está sendo comemorado é o fim da Segunda Guerra Mundial, onde morreram mais de 50 milhões de pessoas, mas as ideologias nefastas que a causou sobrevivem até hoje e fortalecem-se cada dia mais.

Coletivismo estatista, a ética transportada para a política ao longo do século XIX e XX, sobreviveu e tomou conta do mundo, inclusive dos países que comemoram a vitória.

Não há como não reconhecer que esses países tidos como capitalistas foram vitoriosos no campo de batalha, mas em se tratando da guerra cultural, perdemos no front intelectual, e a revanche está cada dia mais longe.

As sementes do coletivismo estatista que foi plantada em solo francês e alemão e prosperou pela Europa no século XVIII e XIX, acabaram gerando frutos do lado de cá do Oceano Atlântico no século XX, através do sistema educacional que ensina que o indivíduo virtuoso é o que se sacrifica em nome da obediência, do pertencimento e do dever. Essa doutrina influenciou profundamente o New Deal.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo