NOTA OFICIAL – Antonio Roberto Batista
O Instituto Liberal se solidariza com familiares e amigos diante do falecimento de Antonio Roberto Batista, liderança atuante nos Institutos Liberais nos anos 90 e que registrou depoimento para nosso livro “Instituto Liberal: Quatro décadas em defesa da liberdade”.
Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, participou, durante o curso, de inúmeras iniciativas proporcionadas pela faculdade, tais como Projeto Rondon e Programa Xingu, o que lhe permitiu conhecer melhor o Brasil e estudar as doenças epidemiológicas. Fez residência no Hospital Emílio Ribas, interessando-se por medicina do trabalho. Foi coordenador nacional de saúde da Petrobas, fez mestrado em Sociologia na USP e cursou disciplinas de Filosofia social na Unicamp. Atuou como professor nos cursos de formação política oferecidos pelo Partido Liberal, bem como integrou o Tribunal de Contas do município de São Paulo, o Conselho de Curadores da Fundação Padre Sabóia de Medeiros (FEI) (do qual foi vice-presidente) e o grupo de assessores e consultores da Fundação Espaço Democrático.
Entre suas publicações, destacam-se Desafios Sociais à Medicina Social (1997) e O adestrador de papagaios (1997), uma deliciosa sátira ao corporativismo prevalecente na nossa estrutura sindical. Participou também do livro O Patrimonialismo Brasileiro em Foco (2015), organizado por Antonio Paim. Ultimamente, vinha se dedicando, como um dos sócios, à Távola Editorial.



