Trump, Bezos e os impostos
Nos EUA, o imposto pago pelos consumidores quando adquirem produtos sempre é acrescido na hora da compra. O comerciante apresenta o preço do bem e sobre ele, de forma destacada, é adicionado o valor que vai para o governo na forma de imposto.
É o que eles chamam de “sales tax”. O fato gerador do “sales tax” é a transação entre consumidores e comerciantes. Em alguns estados americanos, se o produto é comprado por estrangeiros que provavelmente irão levar o bem para fora do país, estes podem pedir isenção do imposto na hora da compra.
Agora, Trump resolveu implementar um imposto que não tem transparência para o consumidor porque ele incide sobre o valor da transação feita entre exportadores estrangeiros e importadores americanos.
Ninguém sabe ao certo quanto de imposto foi agregado ao custo do bem, a não ser os que pagaram por ele, os importadores.
Esse imposto, os americanos chamam de “tariff”. Jeff Bezos disse que a Amazon vai explicitar quanto de “tariff” tem cada produto importado e oferecido pela plataforma digital.
Trump não gostou e acusou Bezos de politicagem. Será que parte da direita religiosa e nacionalista apoiará que o imposto seja escondido, só porque é o imposto do Trump?