A guerra comercial de Trump

Print Friendly, PDF & Email

Você pode resistir, tergiversar, mentir para si e para os outros, tentar se valer de retórica falaciosa como recorrer a uma suposta teoria dos jogos para transformar uma estupidez em algo genial. Você pode espalhar as mentiras deslavadas de gente inescrupulosa tentando, pela repetição e insistência, fazê-las magicamente virarem verdades, pelo menos na mente dos incautos. Você pode xingar quem desafia seu ídolo político, desnudando sua farsa. Nada disso vai impedir que a realidade venha e imponha sua primazia sobre as consciências.

Você pode se evadir, mentir, relativizar, mas as consequências virão e você terá que dobrar a aposta para encontrar novos bodes expiatórios, novas mentiras, novas falácias, ou então apenas repetir o roteiro, as narrativas, apostando na memória fraca do povo ou na sua incapacidade de integrar concretos da realidade, fatos, com conceitos e princípios óbvios e lógicos.

Você pode ser contra tudo aquilo que a esquerda faz. Mas, por coerência e integridade, você não pode ser a favor das mesmas coisas só porque é a direita que você venera que está fazendo as mesmas barbaridades.

Trump está destruindo o Ocidente mais rápido do que qualquer liberal progressista americano do Partido Democrata já ousou fazê-lo. A Pax Americana baseada no uso da força bélica para proteger o jogo ganha-ganha do livre-mercado, do comércio internacional, foi substituída pela guerra comercial promovida por quem acha que comércio é jogo de soma zero. Chega a ser mais do que uma estupidez. É uma insanidade. Uma demonstração clara de psicopatia.

Os consumidores americanos que compram produtos de fornecedores estabelecidos em países que têm superávit comercial com os EUA, como é o caso de Israel e da Suíça, entre outros, terão que pagar tarifas majoradas, mesmo que tais países não cobrem tarifas sobre produtos americanos.

Trump está enganando a população americana dizendo que quem paga as tarifas são os países exportadores. Ideia que a Janja já defendeu quando Lula e Haddad resolveram taxar a importação de produtos chineses. Os que hoje defendem Trump foram os primeiros a criticarem, com razão, o que Janja disse.

Esses lunáticos, agora, deixam a razão de lado e apelam a um fanatismo quase religioso porque, afinal, Trump venceu Kamala. Quem precisa de uma Kamala para destruir o Ocidente se tem um Trump para fazê-lo? Pensem! Usem suas mentes de forma independente. Recorram à realidade, à razão, à lógica, deixando de lado a crença nas mentiras e nas falácias que os governantes usam com frequência patológica.

Lembrei-me agora da MAGA Patalógica. Trump e seus witch-doctors, seus feiticeiros da economia, querem fazer milagres para curar um paciente que nem está tão doente. Vão conseguir matar o paciente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo