fbpx

O que devemos dizer às crianças sobre Capitalismo e Liberalismo

Print Friendly, PDF & Email

Perguntem para uma criança se ela gosta de Coca Cola, M&Ms, iPhone, McDonald’s, PlayStation, skate, Nike e Disneylândia. Digam para ela que quem cria essas coisas boas não é o Papai Noel, nem o Papai do Céu, mas o Capitalismo.

O Capitalismo não impede que as criancinhas adquiram coisas boas e nem que elas cresçam para criar as coisas boas que gostam. Portanto, não é certo tirar dos outros aquilo que elas desejam.

Digam que o Capitalismo permite que as pessoas possam trabalhar no que gostam para comprar o que quiserem. No entanto, aqueles que querem ter coisas, mas não quiserem trabalhar para obtê-las, ficarão pobres e viverão de esmolas, ou virarão bandidos e acabarão presos.

Falem para as crianças que nem tudo que se quer se consegue ter, e os que mais têm são aqueles que mais criam para os outros. Por isso, recebem tanto em troca, o que lhes permitirá adquirir o que quiserem. Existem aqueles que não conseguem criar nada, ou criam muito pouco, não podendo obter nem o que precisam para sobreviver.

Digam que, se quiserem ajudar criancinhas pobres, terão que poupar, para poderem doar coisas para elas, como caridade. Sendo assim, caridade é uma coisa boa quando é feita por iniciativa própria. Quando alguém quer lhes tirar o que possuem à força, mesmo que seja para dar para criancinhas pobres, é feio. Quem faz isso também deveria acabar preso.

Digam que nem todo mundo tem a sorte de nascer rico, e que, se o rico não continuar a fazer o que lhe trouxe a riqueza, empobrecerá. O Capitalismo permite que quem é pobre fique rico, basta criar o que todo mundo gosta.

Digam que o governo existe para prender aqueles que querem tirar as coisas dos outros. Se alguém usar o governo para tirar as coisas dos outros, deveria ir preso também.

Se você acha que essas recordações  não procedem, você merece o governo que tem. Se você acha que procedem, diga para suas crianças. Teremos menos socialistas na próxima geração e menos criancinhas pobres.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo