Quem Somos

Presidente do Conselho DeliberativoPresidente do Conselho Deliberativo

Presidente do Conselho do Instituto Liberal e membro-fundador do Instituto Millenium (IMIL). Rodrigo Constantino atua no setor financeiro desde 1997. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com MBA de Finanças pelo IBMEC. Constantino foi colunista da Veja e é colunista de importantes meios de comunicação brasileiros como os jornais “Valor Econômico” e “O Globo”. Conquistou o Prêmio Libertas no XXII Fórum da Liberdade, realizado em 2009. Tem vários livros publicados, entre eles: "Privatize Já!" e "Esquerda Caviar".

Diretor-PresidenteDiretor-Presidente

Roberto Gomides tem sólida formação acadêmica e experiência nos setores público e privado. É graduado em Administração pela Escola Naval Brasileira, possui especialização em Modern Economy Theory, pela George Washington University, onde recebeu o prêmio Francisco Coelho Scholarship, oferecido ao aluno que obteve o melhor desempenho no curso, e mestrando em Economia, na Fundação Getulio Vargas. Foi Superintendente de Captação de Recursos e Assessor-Especial da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Controles Financeiros do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Diretor de OperaçõesDiretor de Operações

Heitor Machado é Gerente de Projetos tendo trabalhado em multinacionais de engenharia de construção e software de gerenciamento. Começou sua vida acadêmica nas primeiras colocações de concursos militares, esteve na Marinha do Brasil por 7 anos e se voltou para a iniciativa privada estudando Matemática e posteriormente Engenharia Civil. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e participou da primeira turma do programa de fomento à inovação de empresas, o Startup Rio. Também foi professor de matemática e coordenador das turmas para concursos militares no Sistema Elite de Ensino.

Diretor Vice-PresidenteColaborador

Diego Vieira é formado em administração pela Escola Naval Brasileira, e possui especialização em Modern Economy Theory pela George Washington University, onde teve a oportunidade de ter aulas com os professores Peter Boettke e Lawrence White.
Após se formar, Diego trabalhou por três anos e meio como Oficial da Marinha do Brasil e atualmente trabalha no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

DesignerDesigner

Diego Reis é antropólogo, designer gráfico e fundador da Croove, agência e revista eletrônica sobre design, empreendedorismo, branding e criatividade. Possui uma trajetória bastante variada e interdisciplinar: Pesquisou o consumo de produtos e serviços de luxo e as grandes marcas. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados em sua dissertação de Mestrado em Antropologia do Consumo, pela PUCRS e motivou a criação de um site, o Luxo S/A. Atualmente seu principal objetivo tem sido compartilhar conhecimento e experiências através da docência e escrita.

Nossa História

Donald Stewart Jr.

O Instituto Liberal foi criado por Donald Stewart Jr. no Rio de Janeiro, em 1983. Sua expansão se deu através da criação de institutos análogos em diversas capitais brasileiras, sucedida pela constituição de núcleos municipais no interior dos diferentes estados, núcleos esses filiados aos respectivos Institutos das capitais estaduais e de acordo com o princípio federativo.

O trabalho inicial do Instituto se concentrou por algum tempo na tradução, edição e publicação de livros e panfletos, já que eram muito poucos os textos sobre liberalismo existentes no Brasil.

Simultaneamente, o IL passou a promover palestras, colóquios e seminários. Professores, especialistas e intelectuais de diversas áreas do pensamento vêm contribuindo para a realização desse trabalho. Dessa equipe, um dos mais dedicados e valorosos colaboradores foi o Prof. Og Leme que integrou os quadros do Instituto Liberal até setembro de 2003.

Os Institutos Liberais se regiam por estatutos idênticos, mas desenvolviam ações autônomas, cada um buscando sua vocação e a melhor forma de divulgar as vantagens do liberalismo. Suas atividades eram coordenadas por um Conselho Nacional e mantinham fidelidade a uma declaração de princípios, à qual cada IL subscrevia ao constituir-se e filiar-se ao Conselho.

Posteriormente, em virtude de problemas administrativos, os ILs foram sendo reincorporados ao IL do Rio de Janeiro e fechando suas filiais. O IL do Rio Grande do Sul transformou-se em Instituto Liberdade, sendo até hoje uma grande parceira do Instituto Liberal. Além do Instituto Liberdade, vale citar um parceiro de longa data do IL no mesmo Estado, o Instituto de Estudos Empresariais.

A partir de 2007, a semente plantada pelo trabalho de décadas do IL gerou formidáveis frutos, com a criação de diversos outros institutos autônomos em defesa da liberdade, como o Instituto Mises Brasil, os Institutos de Formação de Líderes, o Instituto Millenium, o Instituto Liberal do Nordeste, o Instituto Ordem Livre e o Estudantes pela Liberdade, todos parceiros institucionais do IL.

A partir de 2013, uma nova Diretoria, sob a liderança do economista Rodrigo Constantino e do advogado e professor universitário Bernardo Santoro, renovou os quadros do IL em face aos desafios impostos por uma nova geração de tecnologia audiovisual, adaptando o histórico material produzido às novas mídias digitais.

Em julho de 2016 Roberto Gomides foi escolhido como Diretor-Presidente e inicia uma nova fase no Instituto Liberal. Roberto tem experiência nos setores público e privado com destaque para a atuação no cargo de Gerente de Controles Financeiros do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.