fbpx

Há algo de podre no Reino da América

Print Friendly, PDF & Email

JOÃO LUIZ MAUAD *

Para quem não sabe, Lavabit é o nome de um serviço de e-mails criptografado, utilizado, entre outros, por Edward Snowden, o atual inimigo número um do governo de sua majestade, digo, do governo Obama.  Pois bem, de uma hora para outra, sem mais nem menos, o Lavabit se viu obrigado a encerrar suas atividades.  E o fez com a seguinte mensagem aos usuários:

Meus Caros usuários,

Eu fui forçado a tomar uma difícil decisão: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano ou largar quase dez anos de trabalho duro, fechando o Lavabit. Após exame de consciência significativo, decidi suspender as operações. Eu gostaria de poder legalmente compartilhar com vocês os acontecimentos que levaram à minha decisão. Eu não posso. Eu sinto que vocês merecem saber o que está acontecendo – a primeira emenda é supostamente para me garantir a liberdade de falar em situações como esta. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Na situação atual, não posso partilhar as minhas experiências ao longo das últimas seis semanas, apesar de eu ter feito duas vezes os requerimentos apropriados.

O que vai acontecer agora? Nós já começamos a preparar a papelada necessária para continuar a lutar pela Constituição, perante a Quarta Corte de Apelações. Uma decisão favorável me permitirá ressuscitar o Lavabit como uma empresa americana.

Essa experiência me ensinou uma lição muito importante: a menos que haja uma ação do Congresso ou uma forte decisão judicial [que reverta o quadro atual], eu recomendo _de maneira incisiva_ que ninguém confie seus dados privados a uma empresa com os laços físicos nos Estados Unidos.

Atenciosamente,

Ladar Levison

Proprietário e operador, Lavabit LLC

Parece coisa de Estado Policial.  E é! Outro fornecedor de serviços de e-mails criptografados – Silente Mail – também fechou as portas hoje.  Os encerramentos do Lavabit e do Silent Mail refletem a preocupação desses provedores em relação às ordens do governo para acesso aos dados dos clientes no âmbito da Lei de Vigilância de Inteligência Externa dos EUA.

E ainda há quem acredite que o bandido dessa historia é Edward Snowden.  Lamentável!

* ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo