fbpx
4.00(1)

Curso de Escola Austríaca

  • Total matriculado 75
  • Última atualização 18/03/2020

Sobre o curso

O presente "Curso de Escola Austríaca" apresenta dez aulas ministradas pelo nosso presidente do Conselho Rodrigo Constantino.

Descrição

Durante minha graduação em economia na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), confesso não me lembrar de ter escutado qualquer menção aos principais nomes da “Escola Austríaca”. Tive alguns bons professores, sem dúvida. Mas nenhum deles citou Mises ou Hayek hora alguma. O curso estava impregnado de keynesianismo, e uma visão alternativa simplesmente não estava disponível para reflexões e debates.

Foi no trabalho que escutei falar em Mises e Hayek pela primeira vez. E, curiosamente, de um economista com doutorado pela Universidade de Chicago. Meu então chefe, Paulo Guedes, nutria profundo respeito pelo pensamento da “Escola Austríaca”, e recomendou-me a leitura de seus clássicos. Quando comecei, não consegui mais parar. A lógica econômica, os sólidos argumentos, os acertos de tantas previsões, tudo foi derrubando várias falácias tão disseminadas pelos professores keynesianos ou marxistas. Eu já era um liberal, mas encontrei nos livros dos “austríacos” os mais embasados argumentos econômicos na defesa da liberdade individual.

Um dos primeiros que li foi The Constitution of Liberty, de Hayek. A leitura desse livro é como um banho de luz que intensifica nossas ideias. Em seguida, comecei a ler outros livros do próprio Hayek e também de Mises, Rothbard e demais nomes importantes da “Escola Austríaca”.

Os principais pilares da “Escola Austríaca” foram detalhados ao longo do meu livro Economia do Indivíduo, que utilizei como base para este curso online que agora lanço. O objetivo é tentar compartilhar com o aluno a sabedoria dos “austríacos”, suas principais lições – tudo por meio do meu próprio filtro, naturalmente. O curso serve de introdução aos pensamentos da “Escola Austríaca”, tão ignorada nos debates econômicos desse país.

Tópicos deste curso

33Aulas

Tópico 1

Origens: A Escola de Salamanca10:32
O valor de Menger e a revolução marginalista12:53
A teoria de exploração: uma refutação de Bohm-Bawerk13:37

Tópico 2

Tópico 3

Tópico 4

Tópico 5

Tópico 6

Tópico 7

Tópico 8

Tópico 9

Tópico 10

Sobre os instrutores

4.00 (1 classificações)

1 Cursos

94 estudantes

Feedback do estudante

4.0

Total 1 Ratings

5
0 classificação
4
1 classificação
3
0 classificação
2
0 classificação
1
0 classificação

O curso foi bem bacana, pois dá várias indicações de leitura para quem nada sabe ou muito sabe sobre Escola Austríaca. Minha única ressalva é que não há nenhum material além da aula, como uma transcrição por exemplo, para podermos voltar a ler em casos de dúvidas e anotações.

Gratuito