fbpx

Série Heróis da Liberdade: Steve Jobs

Print Friendly, PDF & Email

Nosso homenageado de hoje na série ‘Heróis da Liberdade’ é Steve Jobs (24/02/1955-05/10/2011), fundador e principal executivo da Apple, a maior empresa do mundo hoje. Jobs tinha obsessão pela inovação e criou o “Mac”, o “iPod”, o “iPhone” e o “iPad”, entre outros produtos campeões de venda. A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones móveis. Ele não se destacou propriamente pela defesa da liberdade, mas por ter sido um dos maiores usuários dela, tendo se transformado num exemplo de empreendedorismo. Embora não fosse um teórico do liberalismo, dá para notar que há muito de Mises, Hayek e Schumpeter em seu pensamento.

“Gestão significa persuadir as pessoas a fazer coisas que não querem fazer, enquanto a liderança é inspirar as pessoas a fazerem coisas que nunca pensaram que poderiam.”

“Inovação é a capacidade de ver a mudança como uma oportunidade – não uma ameaça”

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que fazer; Contratamos pessoas inteligentes para que possam nos dizer o que fazer.”

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.”

“Se você definir o problema corretamente, você quase tem a solução.”

“Você não pode olhar para a competição e dizer que vai fazer melhor. Você tem que olhar para a competição e dizer que vai fazer diferente.”

“Tudo é baseado em uma regra simples: a qualidade é o melhor plano de negócios. Ponto.”

“Seus clientes não se importam com você. Eles não se importam com o seu produto ou serviço. Eles se preocupam com si mesmos, seus sonhos, seus objetivos. Agora, eles vão se importar muito mais se você ajudá-los a alcançar seus objetivos, e para fazer isso, você deve entender seus objetivos, assim como suas necessidades e desejos mais profundos.”

“Os clientes não medem o quanto você tentou, eles medem o que você entrega.”

“A qualidade é mais importante que a quantidade. Um home run é muito melhor que dois duplos.”

“Para ir adiante, você tem que deixar algo para trás”

“A simplicidade é a sofisticação final. É preciso muito trabalho para fazer algo simples, para realmente entender os desafios subjacentes e encontrar soluções elegantes. […] Não é só minimalismo ou ausência de desordem. Envolve escavar a profundidade da complexidade. Para ser verdadeiramente simples, você precisa ir muito fundo. […] Você tem que entender profundamente a essência de um produto para poder se livrar das partes que não são essenciais.”

“Esse tem sido um dos meus mantras – foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil do que o complexo: você tem de trabalhar duro para tornar seu raciocínio limpo para simplificar. Mas vale a pena no final.”

“Minhas coisas favoritas na vida não custam nada. É realmente claro que o recurso mais precioso que todos temos é o tempo.”

“A intuição é uma coisa muito poderosa, mais poderosa que o intelecto.”

“Se você não tem paixão, desistirá.”

“Nenhum de nós é tão criativo quanto todos nós.”

“A inovação é geralmente o resultado de conexões de experiências passadas. Mas se você tem as mesmas experiências que todos os outros, é improvável que você olhe em uma direção diferente.”

“Inovação é a única maneira de vencer.”

“As pessoas acham que foco significa dizer sim à coisa em que você precisa se concentrar. Mas não é isso que significa. Significa dizer não às outras centenas de boas idéias que existem. Você tem que escolher com cuidado. Na verdade, tenho orgulho tanto das coisas que não fizemos como das coisas que fiz. A inovação é dizer não a mil coisas.”

“Comece pequeno, pense grande. Não se preocupe com muitas coisas ao mesmo tempo. Pegue um punhado de coisas simples para começar e progrida para outras mais complexas. Pense não apenas no amanhã, mas no futuro.”

“Eu tenho um grande respeito pela melhoria incremental, e fiz esse tipo de coisa na minha vida, mas sempre fui atraído pelas mudanças mais revolucionárias. Eu não sei por quê. Porque elas são mais difíceis. Elas são muito mais estressantes emocionalmente. E você geralmente passa por um período em que todos dizem que você fracassou completamente.”

“Você precisa começar com a experiência do cliente e voltar à tecnologia – e não o contrário.”

“Se um usuário está com problemas, é problema nosso.”

“A melhor maneira de criar valor no século 21 é conectar a criatividade à tecnologia”

“Para contratar pessoas excelentes e mantê-las em casa, você precisa ser conduzido por ideias, não por hierarquia.”

“Você não pode exigir a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se tornem melhores.”

“Lembrar que eu vou morrer em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de constrangimento ou fracasso – estas coisas simplesmente desaparecem diante da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante.”

“Quando você começa a tentar resolver um problema, as primeiras soluções são muito complexas, e a maioria das pessoas pára por aí. Mas se você continuar, e viver com o problema e tirar mais camadas da cebola, muitas vezes você pode chegar a algumas soluções muito elegantes e simples.”

“O Japão é muito interessante. Algumas pessoas acham que eles copiam as coisas. Eu não penso mais isso. Eu acho que o que eles fazem é reinventar as coisas. Eles pegam algo que já foi inventado e estudam até que entendam completamente. Em alguns casos, eles entendem melhor do que o inventor original.”

“O maior efeito da revolução dos computadores pessoais tem sido permitir que milhões e milhões de pessoas experimentem os próprios computadores décadas antes do que jamais teriam no velho paradigma.”

“Detalhes são importantes, vale a pena esperar para acertar.”

“O cliente é o inspetor final.”

“Eu realmente não me importo em estar certo, apenas me importo com o sucesso.”

“Não tenho fé na tecnologia. Tenho fé nas pessoas.”

“Se você ficar de olho no lucro, economizará no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então os lucros virão.”

Você tem que agir, e você tem que estar disposto a falhar. Você tem que estar disposto a bater e queimar, porque se você tem medo de falhar, você não irá muito longe.”

“Eu odeio quando as pessoas chamam a si mesmas de ’empreendedores’, quando o que eles estão realmente tentando fazer é lançar uma startup e depois vendê-la, para que possam ganhar dinheiro e seguir em frente. Eles não estão dispostos a fazer o trabalho necessário para construir uma empresa real, que é o trabalho mais difícil nos negócios.”

“Provavelmente, a morte é a melhor invenção da vida.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo