fbpx

Série Heróis da Liberdade: John Stuart Mill

Print Friendly, PDF & Email

O homenageado da série ‘Heróis da Liberdade’ de hoje é John Stuart Mill (20 de maio de 1806 – 8 de maio de 1873). Filósofo e economista político britânico, JSM foi um dos pensadores mais influentes na história do liberalismo, principalmente pelo ensaio, On Liberty, do qual foi retirada a maioria das citações abaixo. Mill foi um dos precursores da defesa da igualdade política entre homens e mulheres, negros e brancos, bem como um ferrenho defensor da liberdade de expressão.

“Se toda a humanidade menos um fosse de uma opinião, a humanidade não teria mais razão em silenciar aquela pessoa do que ela, se ele tivesse o poder, seria justificada em silenciar a humanidade.”

“A única liberdade que merece o nome é a de perseguir o nosso próprio bem à nossa maneira, desde que não tentemos privar os outros ou impedir os seus esforços para obtê-lo. Cada um é o guardião adequado de sua própria saúde, seja corporal, mental ou espiritual. A humanidade ganha mais deixando que cada um sofra as consequências de viver conforme suas próprias escolhas, do que obrigando cada um a viver como parece bom para o resto.”

“A liberdade está nos direitos daquela pessoa cujas opiniões você acha mais odiosas.”

“O único propósito para o qual o poder pode ser legitimamente exercido sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra sua vontade, é evitar danos a outros. Seu próprio bem, físico ou moral, não é justificativa suficiente.”

“O que quer que esmague a individualidade é o despotismo.”

“Tributar a renda maior em uma porcentagem maior, é estabelecer um imposto sobre a indústria e a economia; É impor uma penalidade sobre as pessoas por terem trabalhado mais e poupado mais do que seus vizinhos.”

“Todo o silenciamento da discussão é uma suposição de infalibilidade.”

“A proteção, portanto, contra a tirania do magistrado não é suficiente; é preciso proteção contra a tirania da opinião e do sentimento predominantes, contra a tendência da sociedade de impor, por outros meios que não as leis civis, suas próprias idéias e práticas como regras de conduta àqueles que discordam delas.”

“A liberdade do indivíduo deve ser limitada; ele não deve se tornar um incômodo para outras pessoas.”

“Não é porque os desejos dos homens são fortes que eles agem mal; é porque suas consciências são fracas.”

“O indivíduo não é responsável perante a sociedade por suas ações, na medida em que estas se referem aos interesses de mais ninguém além de si mesmo.”

“Um homem que não tem nada pelo qual esteja disposto a lutar, nada que seja mais importante do que sua própria segurança pessoal, é uma criatura miserável e não tem chance de ser livre a menos que seja feito e mantido assim pelos esforços de homens melhores do que ele.”

“Existe um círculo imaginário desenhado em torno de cada ser humano, sobre o qual nenhum governo deveria ser capaz de pisar.”

“A verdade ganha mais pelos erros de quem, com o devido estudo e preparação, pensa por si mesmo, do que pelas verdadeiras opiniões daqueles que só as sustentam porque não se permitem pensar.”

“Nesta época, o mero exemplo de não-conformidade, a mera recusa de dobrar o joelho ao costume, é em si um serviço. Precisamente porque a tirania da opinião é tal que torna a excentricidade reprovável, é desejável, para romper essa tirania, que as pessoas sejam excêntricas.”

“A tendência geral das coisas em todo o mundo é tornar a mediocridade o poder ascendente entre a humanidade.”

“… não são apenas os princípios gerais de justiça que são infringidos, ou pelo menos retirados, pela exclusão das mulheres, meramente como mulheres, de qualquer participação na representação; essa exclusão também é repugnante aos princípios particulares da Constituição britânica. Viola uma das mais antigas máximas constitucionais … que a tributação e a representação devem ser coextensivas. As mulheres não pagam impostos?”

“Um estado que ofusque seus homens, a fim de que possam ser instrumentos mais dóceis em suas mãos, mesmo para fins benéficos, descobrirá que, com homens pequenos, nada de grande pode realmente ser realizado.”

“Todas as tentativas do Estado de influenciar as conclusões de seus cidadãos sobre assuntos controversos são más.”

“Nunca podemos ter certeza de que a opinião que estamos tentando sufocar seja uma opinião falsa; e se tivéssemos certeza, sufocá-lo seria um mal ainda.”

“O gênio só pode respirar livremente em uma atmosfera de liberdade.”

“A subordinação legal de um sexo a outro está errada em si mesma, e no momento é um dos principais obstáculos ao aperfeiçoamento humano; e deveria ser substituído por um sistema de perfeita igualdade, não admitindo poder e privilégio de um lado, nem incapacidade de outro.”

“O amor ao poder e o amor à liberdade estão em eterno antagonismo.”

“Em vez da função de governar, para a qual é radicalmente inadequada, o ofício apropriado de uma assembléia representativa é observar e controlar o governo.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo