fbpx

Pacto para desenvolvimento de líderes

Print Friendly, PDF & Email

Na busca por fomentar as trocas e benefício individual, elaborei um programa de desenvolvimento de líderes na minha equipe de trabalho, com inspiração na metodologia de formação do Instituto Líderes do Amanhã (ILA).

O programa, intitulado de “Pacto”, visa a aprimorar e desenvolver competências em líderes com valores alinhados ao modelo de gestão da companhia, com foco na sustentação do negócio no longo prazo. Com base nisso, foram realizados:

1 – O diagnóstico dos perfis comportamentais dos colaboradores participantes, geração dos atributos valorizados pelos clientes e de lacunas existentes nos valores da companhia para criação de um plano de desenvolvimento individualizado, bem como um geral para o desenvolvimento do time como um todo;

2 – A implantação de rotina de gestão alinhada às crenças de gestão da empresa, com foco maciço no longo prazo, prezando pela sustentação do negócio, sucessão e qualidade da prestação de serviços esperados pelos clientes.

Inspirado no “Day One” de Jeff Bezos (fundador da Amazon), o evento de abertura teve o impacto de uma palestra inspiradora de um empresário de sucesso, bastante energia e fomento do espírito de time.

Após a abertura, estruturei um cronograma de palestras todas pautadas em desenvolver as competências gerais do time, alinhadas sempre aos valores da empresa.

Dois livros são utilizados para dar base teórica aos problemas do dia a dia: Princípios – Ray Dalio (com foco em valores e aprendizado constante) e Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia – Vicente Falconi (otimização dos papéis de cada um e gestão do dia a dia). Discussões de partes desses livros são marcadas periodicamente, exemplos reais são colocados “na mesa” e bastante aprendizado com as trocas de experiências são obtidos.

Há uma rotina de acompanhamento do plano geral do Pacto, em que se avalia o andamento, cronograma de estudos, palestras e demais rotinas, resultados atingidos, etc.

É realizado acompanhamento do plano individual para análise das ações. Correção de rota, resultados e feedback rotineiro de via dupla são práticas constantes dentro do programa.

Ao longo de todo o Pacto, o desenvolvimento de todos pelas trocas individuais é perceptível e pode ser mensurado pelas melhores avaliações individuais e feedbacks dos demais funcionários de outras áreas.

Mais ainda: com o Programa, os participantes entenderam que podem se desenvolver e que o benefício individual obtido reverbera em toda a equipe e na empresa – e para mim também, que, enquanto gestor, consigo ter visibilidade dos resultados, mapeamento de sucessor e crescimento individual.

*Artigo publicado originalmente no site do Instituto Líderes do Amanhã por Felipe Fernandes de Oliveira.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo