fbpx

O Instituto Liberal assinou o Manifesto em favor da liberdade de expressão

Print Friendly, PDF & Email

Esta semana, o país foi surpreendido pela decisão monocrática do Ministro Alexandre de Moraes, determinando buscas e apreensões, bloqueios de contas e de redes sociais, e quebra de sigilos bancários contra um grupo de empresários, por conta de uma troca de mensagens privadas em um grupo de Whatsapp.

O Instituto Liberal e a Rede Liberdade, juntamente com os institutos e organizações que subscrevem esta carta, manifestam preocupação com a preservação da liberdade de expressão e, consequentemente, do Estado de Direito.

Somos contrários a qualquer ideia de golpe contra as instituições, e sempre nos posicionaremos contra regimes ou iniciativas totalitárias. Todavia, não entraremos no mérito do conteúdo das mensagens, pois não se trata aqui de concordar ou não com o que foi dito. A questão é o direito de emitir opiniões — mesmo que deploráveis — e arcar com as consequências legais,  caso evoluam para ações ou ameaça iminente, que não foi o caso.

Nossa Constituição Federal, da qual o STF é o guardião,  garante a Liberdade de Expressão e o Devido Processo Legal, ou seja, regras claras e prévias.

Resumimos abaixo aspectos inconstitucionais na decisão:

1. Os empresários não possuem foro privilegiado, e portanto não poderiam ser “investigados”, ou julgados, pela Suprema Corte (artigo 102 da Constituição);

2. O Ministro Alexandre de Moraes é eventual vítima, portanto  impedido de ser relator (artigo 252 do Código de Processo Penal);

3. As conversas em grupo privado foram obtidas de forma indevida, com violação à intimidade, protegida pela  Constituição, o que configura prova ilícita (artigo 5º, X, XII e LVI, da CF/88);

4. Crimes contra o Estado Democrático de Direito pressupõem violência ou grave ameaça; contudo, não existem indícios de que os empresários praticaram tais condutas (artigos 359-L e 359-M, do Código Penal);

5. Investigados declararam que não tiveram acesso aos autos ou indicação da suposta mensagem criminosa, violando a Ampla Defesa e o Devido Processo Legal (artigo 5º, LV, da Constituição).

Sobre isso, o ex-Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, afirmou em entrevista:

Em um Estado Democrático de Direito (…)  a liberdade de expressão é um princípio básico. Você pode não concordar com as expressões. Agora, cercear, é perigoso. Eu acordei de manhã atônito, principalmente quando se aplicam atos de constrição. A busca e apreensão, a quebra de sigilo, bloqueio de contas contra cidadãos que não são julgados pelo Supremo. Se eles praticaram algum crime, eles seriam julgados na primeira instância. Mas não sei como tudo cabe naquele inquérito.

Na sequência, indagado especificamente se pregar golpe seria crime, o Ministro respondeu: “Como eles estão pregando golpe? O que eu soube é que eles disseram ‘olha, eu prefiro golpe do que o ex-presidente Lula. Isso não é pregar. Não há crime de cogitação”.

Como defensores do Estado Democrático de Direito, não nos parece razoável que cidadãos sofram intervenção do Poder Judiciário em razão de suas opiniões, ainda que abjetas. Requeremos a extinção dos inquéritos ilegais, pois estamos certos de que o Brasil não deseja a volta do abominável delito de opinião.

Assinam este documento:

Instituto Mises Brasil (IMB)

Instituto de Formação de Líderes (IFL Brasil)

IFL Belo Horizonte

IFL Jovem Belo Horizonte

IFL Jovem São Paulo

IFL Brasília

IFL Florianópolis

IFL Rio de Janeiro

IFL Curitiba

IFL Goiânia

IFL Salvador

IFL Fortaleza

IFL Recife

IFL Joinville

IFL Lajeado

IFL Gramado

IFL Juiz de Fora

IFL Ribeirão Preto

Instituto Livre Mercado

Instituto de Estudos Empresariais (IEE)

Ideias Radicais

Instituto Atlantos

Instituto Liberal

Instituto Liberal de São Paulo (Ilisp)

Instituto Liberal do Triângulo Mineiro

Instituto Liberdade

Instituto Democracia e Liberdade

Instituto Liberdade e Justiça (ILJ)

Clube Farroupilha

Instituto Libercracia

União Juventude e Liberdade (UJL)

Juventude Libertária de Sergipe

Tainha Liberal

Eis o link da petição para qualquer indivíduo que também queira assinar:

https://www.change.org/p/manifesto-em-favor-da-liberdade-de-express%C3%A3o

Autoria do texto acima:  Rede Liberdade.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo