fbpx

Homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu (1756-1835)

Print Friendly, PDF & Email

Nascido no mês de julho, José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu (1756-1835), é um dos protagonistas de meu livro “Os Fundadores – O projeto dos responsáveis pelo nascimento do Brasil” e um dos personagens que merecem ser lembrados, em especial, neste bicentenário da Independência do Brasil.

O pensamento de Cairu se arquiteta sobre uma mescla de referências da Economia Clássica e do pensamento liberal de Smith, aspectos da modernização estatal e centralizadora do Marquês de Pombal e da instrução coimbrã e elementos de uma retórica feudal e tradicionalista, ecoando as alvuras da religião católica e a sacralidade do Imperador. Um mundo e uma sociedade em transformação encontravam em Cairu uma articulação delicada de postulados e marcos de ideias conflitantes, que, sob uma mediação de sotaque burkeano, ele procurava acomodar e equilibrar.

“Do primeiro dos estágios que chamamos de assentamento do Império independente – o processo de desenvolvimento do Reino Unido e o início das tensões com as Cortes portuguesas -, extraímos um personagem de proeminência, que estava bastante ligado à Coroa de D. João VI, sustentou a elevação de patamar do Brasil a Reino e converteu-se, na reta final, ao influxo independentista. Trata-se do Visconde de Cairu (…), título de nobreza de José da Silva Lisboa, nascido (…) em Salvador. Economista, jurista, publicista, Cairu foi deputado da Real Junta do Comércio, desembargador da Casa da Suplicação e ocupou, entre vários outros cargos e funções junto à Corte, a lista de membros da Junta para o exame das leis constitucionais discutidas nas Cortes portuguesas, depois da Revolução Liberal do Porto de 1820.

Quando a relação entre os brasileiros e as Cortes portuguesas começou a se tornar intolerável, Cairu, que sustentava a conciliação, não tardou em conceder seu apoio a D. Pedro I, cuja Coroa no Rio de Janeiro já defendia. Erudito, defendeu as importantes medidas da abertura dos portos do Brasil às nações amigas e o fim da proibição das manufaturas no país, e sua visão de sociedade e política, solidamente testemunhada através de seus escritos, perfazia a aliança da economia liberal inglesa de Adam Smith (1723-1790) e o conservadorismo inspirado no estadista britânico do velho partido Whig, Edmund Burke.” (“Os Fundadores”, p. 27-28)

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo