fbpx

“Definindo a liberdade” de Ron Paul

Print Friendly, PDF & Email

Ron Paul é um médico e político norte-americano que, durante 24 anos, entre 1976 e 2013, integrou a Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos. Ele se notabilizou pela atuação baseada na interpretação originária da Constituição de 1776, sendo conhecido como “Doctor No” (Doutor Não), ao votar sempre de forma contrária às mudanças que considerava violações da Carta Magna. Em âmbito legislativo, protagonizou a defesa por maior autonomia dos entes federativos. Por três vezes, candidatou-se à presidência da República, sendo reconhecido como o maior político libertário do país.

DEFININDO A LIBERDADE
A obra Definindo a Liberdade concentra as opiniões de Paul a respeito de 50 temáticas relevantes e distintas relacionadas à liberdade. Escrita em 2011, contudo, ela se tratou de um mecanismo de divulgação das ideias do congressista, que se candidatou às primárias do Partido Republicano em 2012.

Ron Paul foi muito influenciado pelas ideias dos economistas Ludwig von Mises, Friedrich von Hayek e Murray Rothbard, a quem dedicou o livro, inclusive.

Diversas das ideias e propostas históricas do político constam na obra. Em destaque, a defesa da abolição do imposto de renda a partir da revogação da Emenda XVI (capítulo 24), que passou a permitir a tributação sobre patrimônio nos Estados Unidos.

Na esteira da oposição que o parlamentar promoveu em relação ao Obamacare, que reestruturou os programas Medicare e Medicaid, o capítulo 5 traz a defesa pela desregulamentação do mercado de saúde e pela liberalização completa do segmento.

Defensor da abolição do sistema do Federal Reserve (Fed), o Banco Central Americano, Paul escreveu em 2009, O Fim do Fed. Nesta, o autor argumenta que a instituição é “imoral, inconstitucional, impraticável, promove más economias e prejudica a liberdade”. Nesse sentido, há diversas menções à própria obra ao longo do livro, com destaque em especial no capítulo 33. Vale ressaltar que as críticas da obra ensejaram respostas por parte do Fed, por meio de mudanças institucionais, possibilitando melhor governança e maior transparência na tomada de decisões.

OUTRAS OPINIÕES DE RON PAUL
A despeito de ter servido nas forças armadas na década de 1960, Paul é radicalmente contra o alistamento militar obrigatório (capítulo 44), inclusive o comparando com escravidão (capítulo 19). Também se opõe fortemente à política externa dos Estados Unidos, defendendo o isolacionismo, que foi abandonado definitivamente pelo país após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após o evento, a nação passou a atuar como uma espécie de “polícia do mundo”, influenciando na política de diversos países. A oposição à política externa inclui a ajuda humanitária, que, para Paul, consiste no desperdício de dinheiro (capítulo 2). Isso ocorre em virtude da ineficiência na alocação dos recursos, que é prejudicada por decisões políticas inerentes a esses programas. Além disso, defende que esses auxílios deveriam ser feitos a partir de doações privadas dos indivíduos.

Vale ressaltar que nem todas as opiniões de Paul devem ser consideradas como consensuais entre os defensores da liberdade. O ceticismo dele em relação ao aquecimento global (capítulo 3), as opiniões no tocante aos ciclos econômicos (capítulo 9) e aos modelos estatísticos (capítulo 20) são exemplos que estão longe do consenso de liberais — pelo contrário, a posição do ex-parlamentar em alguns desses assuntos é considerada heterodoxa.

Além disso, pela própria proposta e formato da obra, os conteúdos dos capítulos tendem a ser bastante genéricos e superficiais. E, em função do propósito de divulgar as ideias do candidato entre o eleitorado, pode-se dizer que os temas escolhidos guardam maior relação com o contexto político norte-americano à época do que de fato com as ideias da liberdade.

Entretanto, a despeito de a obra ser um panfleto político, a leitura possui seu valor. É uma forma de introdução para diversos temas da política americana no início da década de 2010, com as opiniões de um dos políticos mais destacados e identificados com o libertarianismo nos Estados Unidos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo