fbpx

Aniversário do discurso de Ronald Reagan “A Time for Choosing”

Print Friendly, PDF & Email

Hoje é aniversário do famoso discurso de Ronald Reagan, “A Time for Choosing”, na campanha eleitoral de Barry Goldwater, em 1964.

O discurso desafiava enfaticamente o crescimento da máquina governamental e o socialismo soviético. Seguem trechos do encerramento:

“Você e eu sabemos e não acreditamos que a vida é tão querida e a paz tão doce a ponto de serem compradas por correntes e escravidão. Se por nada na vida vale a pena morrer, quando isso começou – apenas diante deste inimigo? Ou Moisés deveria ter dito aos filhos de Israel para viverem na escravidão sob os faraós? Cristo deveria ter recusado a cruz? Deveriam os patriotas da Ponte Concord ter jogado suas armas no chão e se recusado a disparar o tiro ouvido em todo o mundo? Os mártires da História não foram tolos, e nossos homenageados que deram suas vidas para impedir o avanço dos nazistas não morreram em vão. Onde, então, está o caminho para a paz? Bem, é uma resposta simples, afinal.

Você e eu temos a coragem de dizer aos nossos inimigos: “Há um preço que não pagaremos.” “Há um ponto além do qual eles não devem avançar.” E este – este é o significado da frase de Barry Goldwater: “paz através da força”. Winston Churchill disse: “O destino do homem não é medido por cálculos materiais. Quando grandes forças estão em movimento no mundo, aprendemos que somos espíritos – não animais.” E ele disse: “Há algo acontecendo no tempo e espaço, e além do tempo e espaço, que, gostemos ou não, significa dever”.

Você e eu temos um encontro com o destino. Preservaremos para nossos filhos esta, a última melhor esperança do homem na Terra, ou os condenaremos a dar o último passo para mil anos de escuridão. Vamos ter em mente e lembrar que Barry Goldwater tem fé em nós. Ele acredita que você e eu temos a capacidade, a dignidade e o direito de tomar nossas próprias decisões e determinar nosso próprio destino. Muito obrigado.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo