fbpx

Linguagem para embalagem

Print Friendly, PDF & Email

Para entender o contexto para a republicação deste artigo, leia o texto do autor publicado ontem aqui no site. 

O método mais sutil e eficiente, fartamente utilizado por regimes totalitários de todos os matizes, para cooptar um povo e moldá-lo a objetivos políticos predefinidos, é o controle do vocabulário. Exemplo atual é a inoculação subliminar, pelos sectários de Gramsci – Il  Gobbo , de uma linguagem-embalagem para adornar, com fitas “politicamente corretas”, caixas de conteúdo literalmente vazio. Esse vocabulário – que o ex-ministro petista Nilmário Miranda tentou tornar obrigatório com uma absurda cartilha paga com o nosso dinheiro -, taramelado ininterruptamente em bares, reuniões de artistas e “intelectuais”, passeatas, “atos”, “abraços”, universidades e assembleias de todos os tipos, lido, ouvido e visto incessantemente, acaba criando em suas vítimas o hábito de não pensar, substituindo a lógica pelos chavões e palavras de ordem. Multidões passam a se comportar como autômatos, marionetes, fantoches e bonifrates, escravas de um algoritmo, mas sem raciocínio, lógica e vontade própria. Isto serve bem à “Causa”.

A massificação calculada de palavras doninhas (mamíferos que sugam o interior dos ovos com um minúsculo furo, deixando-os aparentemente intactos), como as batizou o economista e cartunista Scott Adams, demarca uma conveniente área cinzenta entre o bom comportamento moral (o socialismo, naturalmente) e a delinquência (a liberal-democracia). A senha maga tem seis letras – é a palavra “social”, que, quando pronunciada e confirmada, assegura conduto sem patrulhamento a conselhos e assembleias, reuniões e debates, com a cumplicidade da mídia da insídia.  O dialeto injetado em milhões de marionetes, bombardeado diariamente e papagueado por apresentadores de TV e repórteres, ao ser progressivamente absorvido pela maioria das pessoas, transforma-se em prática consuetudinária, que exigirá muitos anos para ser desmascarada em sua farsa.

Quem não usa as expressões mágicas é carimbado como politicamente incorreto e acossado, a ponto de desejar enfiar-se em um buraco e chorar lágrimas de chafariz. Eis alguns exemplos desses verbetes, em ordem alfabética: afro-descendente, aquecimento global, articulação, cadeirante, cidadania,comunidade, consciência (ecológica, política), conservador, cotas,deficiente (visual, auditivo), desigualdades, desmonte do Estado, direitos (civis, humanos, de minorias, sociais), discriminação, dominação, elites, entidades, exclusão,  função social da terra, grande capital, grande mídia, história (de vida), Império, inclusão,inconsciente coletivo, justiça social, libertação, mãe-terra, mesa  de negociações, minorias étnicas, mobilização, modelo (perverso,concentrador), movimentos sociais, mudanças, opção (sexual, pelos pobres), parceria, patrimônio público, políticas (afirmativas,públicas), potência hegemônica, preconceito, privataria,progressista, projeto de país, reforma agrária, relação, responsabilidade social, soberania, sociedade (civil organizada),sucateamento (da  universidade pública). E há muitos outros, Madonna  mia!

Assim, ser contra cotas em universidades garante o carimbo de conservador; opor-se ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, de preconceituoso; ser a favor da exigência de diploma superior para o presidente do país (já que se requer o de curso médio para um gari), de elitista ou dondoca; sustentar que a função social da terra é uma completa tolice, de servo dos latifundiários… As doninhas jamais o perdoarão e o precipitarão nos abismos tenebrosos e lôbregos do Tártaro, para padecer em eterno choro e ranger de dentes.

Por isso, não há oposição efetivamente liberal-conservadora no Brasil e oscilamos entre PT e PSDB, ou seja, entre o apetite e a apetência… Automatizada, a maioria das pessoas passou a não ter opinião própria, e muitas das que a têm, sendo implacavelmente policiadas pelas doninhas, receiam cair em desgraça e entram no jogo. Pobre país.

Pois é, amigos! Mas encerro com o que acredito serem duas boas notícias.

A primeira é que a chamada direita parece que começa a acordar para a existência da guerra cultural, que durante muitos anos ela esteve aí, na cara de todos, disfarçada de boas intenções, propagada há décadas pela Rede Globo e pelos cadernos ditos “culturais” de todos os jornais. Antes tarde do que nunca.

E a segunda é que é fácil perceber, mesmo nas camadas menos instruídas e informadas da população, uma enorme aversão a essa e outras iniciativas da esquerda no campo da guerra cultural. Isso nos anima a acreditar que não vingarão e tenderão a ser desmontadas e desmoralizadas com o tempo.

*Publicado em 3/9/2007 no blog do autor.

*Ubiratan Jorge Iorio é economista, professor e escritor.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ubiratan Jorge Iorio

Ubiratan Jorge Iorio

É economista, professor e escritor.

Pular para o conteúdo