fbpx

Sobre família, livre mercado e igualdade

Print Friendly, PDF & Email

Um indivíduo não é fruto do acaso na ótica de quem o gera e traz ao mundo. É um investimento, uma criação cujo valor é transcendental à matéria, pois nele estão contidos, além dos genes, o amor, os sonhos, as expectativas e toda carga de ensinamentos, de capital tangível e intangível que, com o esforço físico, necessário para criar e manter aquele empreendimento, foram, são e serão ali depositados ao longo do tempo.

Um indivíduo é uma criatura e até que consiga libertar-se, declarando a sua independência, está sob a efusiva guarda de seus criadores, que têm direitos sobre ele e sobre seus próprios recursos para oferecer o que estiver ao seu alcance para ele se tornar o melhor que puder, independentemente do potencial que podem ter os outros.

Qualquer doutrina que prega a igualdade de oportunidades não viola apenas o direito dos indivíduos (que começam a caminhada da vida) de usarem a liberdade para usufruírem daquilo que seus guardiões oferecem, mas também desconsidera e agride tudo aquilo que pais ou responsáveis pela criação e educação dos filhos ou protegidos imaginaram e construíram para deixar como legado.

Igualdade de oportunidade ou equidade é uma aberração moral e uma falácia, se alguém quer falar de justiça, mérito e amor à humanidade. Quem coloca um filho no mundo não pode ser impedido de investir o que quiser daquilo de que dispõe naquele que irá carregar sua herança em todos os sentidos.

Guardiões não podem ser limitados nem proibidos de usar o que o mercado oferece para melhorar a vida dos indivíduos que deles dependem, se têm poder aquisitivo para isso. Nem os agentes do mercado podem ser limitados, nem proibidos de oferecer o que pode vir a ser ou já é demandado por quem quer que seja.

Uma sociedade é próspera quando a liberdade permite que cada indivíduo invista na sua melhoria de vida e dos que dele dependem. A coerção, que limita a criação de valor ou obriga o desapego, causa o efeito oposto, nivelando por baixo os resultados por castrar potencialidades e destruir sonhos, além de instaurar a injustiça e o império da força.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo