fbpx

O mundo de oportunidades na era digital

Print Friendly, PDF & Email

Inicialmente, é importante destacar a relevância que o meio digital tem proporcionado nos últimos meses em decorrência da pandemia. Nunca vimos a ascensão de trabalhos e serviços remotos como nos últimos doze meses. A necessidade do mercado e das academias se reinventarem em tempos de crise, trouxe uma reflexão muito pertinente à sociedade em relação à evolução e inovação.

Conforme o estudo da Dell Tecnoligies, a pandemia impulsionou a digitalização de 87,5% das empresas no Brasil, um crescimento muito expressivo. Logo, do ponto de vista liberal, enxergamos com muito otimismo o progresso das relações econômicas. É notório como o aumento do faturamento de empresas como Magazine Luiza, que obteve lucro líquido de 216 milhões no terceiro trimestre de 2020, resultou no considerável aumento do número de buscas por compras realizadas no site.

Sendo assim, os gastos da empresa diminuiriam, visto que a manutenção da loja online é menos custosa do que da loja física, além do fato de que o brasileiro passou a realizar mais compras em lojas online. Além, disso, diversas empresas, na tentativa de manter o quadro de funcionários ativos, migraram algumas áreas administrativas para o home office e a experiência foi tão eficiente que planejam a manutenção do serviço nessa modalidade.

Não obstante, é inegável que a necessidade de se reinventar na pandemia trouxe ao indivíduo o ar da criatividade para pensar qual serviço e forma de execução é mais eficaz para a realização de trocas voluntárias. Dessa maneira, no meu caso, devido à inovação e à criatividade das lojas, tornou-se muito mais simples adquirir produtos de marcas diversas sem sair de casa em um clique.

A partir daquele momento, sem toda a burocracia estatal que seria necessária para a permissão da abertura daquela loja, o próprio indivíduo teve a liberdade de planejar com autonomia a melhor maneira para a implementação do seu negócio.

Sendo assim, verifica-se que a sucessão dos modelos de se empreender pelo mundo trouxe uma significante evolução para a economia e, ao contrário do que se possa pensar, o número de vendas garantiu o avanço da segurança jurídica das relações de consumo.

Por fim, sabemos que a liberdade está diretamente ligada à responsabilidade, pois o mercado digital abriu um leque de oportunidades para que qualquer indivíduo possa expor o seu produto e adquirir alguma renda. Portanto, afirmar que o digital limita é negar fatos dos avanços que este proporcionou na vida de milhares de pessoas que perderam sua fonte de renda com a falência dos seus empregos anteriores. Uma nação próspera é aquela que valoriza a economia de mercado, pois, sem ela, caminhamos para o colapso.

*Artigo publicado originalmente no site do Instituto Líderes do Amanhã por Mateus Oliveira dos Santos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo