fbpx

Não é só a economia, estúpido!

Print Friendly, PDF & Email

De fato, liberalismo não é uma ideologia que defende empresas ou empresários. Liberalismo é uma ideologia que defende princípios, valores, ideais e instituições que promovem e resguardam os direitos individuais, entre eles a livre iniciativa e a propriedade privada, o que só ocorre onde exista o estado de direito que leva ao livre mercado, processo onde o empresário empreendedor, inovador, criativo é o protagonista.

Empresário ou empreendedor que não respeita os direitos individuais alheios, o estado de direito e quer transformar o mercado no seu curral e as trocas nas quais se engaja num jogo de soma zero, associando-se ou não ao governo, pode até protagonizar a cena, mas sempre lhe caberá o papel de vilão, jamais de herói.

Herói mesmo é aquele que cria valor a partir da sua mente e do seu esforço, sem impor sacrifícios aos outros e sem comemorar ganhos imerecidos advindos de jogos de soma zero onde o uso da força ou de fraude serve como instrumento de convencimento. Herói é quem cria valor para os outros com o único propósito de propor trocas nas quais o lucro visa ao mútuo benefício e servirá para atender não apenas a necessidades imediatas, mas também a ganância para ter uma vida melhor e mais feliz no longo prazo.

Liberalismo é uma ideologia, capitalismo é o sistema social que resulta da aplicação prática da ideologia liberal. Obviamente, os princípios, valores e ideais que o liberalismo identifica a partir da análise teórica observacional da natureza do universo, do ser humano e das nossas relações dinâmicas percorrem caminhos que antecedem a questão meramente econômica. Eles abarcam todos os aspectos da vida do indivíduo, seja no que se refere à cultura, educação ou saúde. Enfim, tratam do seu comportamento em geral, estando ele inserido ou não em uma sociedade.

Respeitar as escolhas individuais decorre da correta percepção, da acertada dedução lógica sobre a natureza racional do ser humano, que indica ser a ética do individualismo e o capitalismo como sistema social, político e econômico a melhor combinação para que os indivíduos possam viver em paz para buscarem a sua felicidade, sem terem que impor o mal a ninguém, nem se sacrificar pelos outros.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo