fbpx

Consumo de carne, boicotes e soluções econômicas

Print Friendly, PDF & Email

Recentemente, o banco Bradesco fez uma campanha publicitária para o ano novo que envolveu um pedido pela redução no consumo de carne em 2022, pois seria prejudicial ao planeta. Não preciso dizer que, pelo enorme grupo de amantes de churrasco que temos no nosso pedaço continental de terra, isso gerou revolta de alguns grupos com teor mais ideológico como uma forma de propaganda e outros, como sindicatos, lançaram nota de repúdio.

Vamos direto ao ponto aqui antes você ative seu modo hater e esmague seu teclado com o que será dito: não, o Bradesco não está errado com relação ao consumo excessivo de carne e SIM, é bastante prejudicial ao planeta, quer você queira ou não. A criação bovina tem um alto custo ambiental desde o seu consumo de água até o desmatamento de muitas áreas para poder criar mais animais em ambiente aberto e isso tem um custo econômico alto, já que a reparação desse dano é muito custosa, sem contar o alto custo de carbono jogado na atmosfera.

Você tem todo o direito do mundo de querer boicotar o Bradesco com isso, isso não é um problema, mas entenda que sua indignação não tem nexo real por se tratar de um elefante branco na sala que precisa ser resolvido, que no caso é um boi branco e gordo. Essa questão precisa, sim, ser levantada, debatida e resolvida, e, se algo não for feito com uma certa urgência, o preço da carne, que já vale mais do que ações da Magalu e da Petrobras, vai começar a competir com a prata e o ouro.

Muitos criadores já estão procurando meios reais de fazer esse modelo de negócio se tornar mais sustentável, investindo em meios de impactar menos e produzir mais. Vários já estão passando de criação extensiva para intensiva de gado e tentando reduzir a flatulência deles como uma forma de reduzir o impacto ambiental. O que não adianta é bancar o revoltado e achar que ir comprar carne e consumir algo será revolucionário contra eles e uma forma de protesto.

Entenda que há um problema real aqui. Seria melhor trazer propostas e soluções para conseguir facilitar o acesso das pessoas à carne para continuar girando a roda econômica, pois caso contrário, o planeta vai cobrar e ele vai estar se lixando para a sua ideologia, política ou econômica.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo