fbpx

A sabedoria de Carl Sagan

Print Friendly, PDF & Email

O cientista e escritor americano Carl Edward Sagan nasceu em 9 de novembro de 1934, e morreu em 20 de dezembro de 1996.

Carl Sagan foi o grande defensor de uma visão cética da realidade. Na semana do aniversário do autor, selecionamos suas frases mais famosas:

“A ciência … olha com ceticismo para todas as afirmações de conhecimento, antigo e novo. Não ensina obediência cega às autoridades, mas ao debate vigoroso e, em muitos aspectos, esse é o segredo de seu sucesso.”

“Uma das lições mais tristes da história é esta: se já fomos enganados por tempo suficiente, tendemos a rejeitar qualquer evidência do engano. Não estamos mais interessados em descobrir a verdade.”

“A verdade pode ser intrigante. Pode ser difícil lidar com isso. Pode ser contra intuitiva. Pode contradizer preconceitos arraigados. Pode não estar de acordo com o que desejamos desesperadamente que seja verdade. Mas nossas preferências não determinam o que é verdade.”

“Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, então somos apenas massa nas mãos daqueles que estão no poder.”

“A ciência se baseia em experimentos, na disposição de desafiar velhos dogmas, na abertura para ver o universo como ele realmente é. Conseqüentemente, a ciência às vezes requer coragem – no mínimo, a coragem de questionar a sabedoria convencional.”

“Prometo questionar tudo o que meus líderes me dizem. Prometo usar minhas faculdades críticas. Prometo desenvolver minha independência de pensamento. Prometo me educar para poder fazer meus próprios julgamentos.”

“Podemos julgar nosso progresso pela coragem de nossas perguntas e pela profundidade de nossas respostas, nossa disposição de abraçar o que é verdadeiro em vez do que é bom.”

“A ausência de evidência não é evidência de ausência.”

“Encontrar uma gota de verdade ocasional em um grande oceano de confusão e embaraço requer inteligência, vigilância, dedicação e coragem.”

“Eu não quero acreditar. Eu quero saber.”

“É responsabilidade dos cientistas nunca suprimir o conhecimento, por mais estranho que seja esse conhecimento, por mais que incomode os que estão no poder; não somos inteligentes o suficiente para decidir quais informações são permitidas e quais não são.”

“Os seres humanos demonstram talento para se enganar quando suas emoções são agitadas.”

“Se não formos capazes de fazer perguntas céticas, de interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdade, de ser céticos em relação aos que detêm autoridade, então, estaremos à disposição do próximo charlatão errante.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo