fbpx

Socialistas de Facebook: Não pode!

Print Friendly, PDF & Email

facebook

Os socialistas dizem não há nada de incoerente no fato deles utilizarem o Facebook. Insistem que apoiam todas as novas mídias que potencializam a liberdade de expressão. Será mesmo?

Sempre que ouço um socialista defendendo a liberdade, lembro-me de todos os partidos que eles apoiam e também dos regimes que esses partidos defendem. Partindo de um princípio básico de coerência, creio que qualquer pessoa acharia um completo absurdo um vegetariano almoçar todos os dias numa churrascaria ou um defensor dos direitos dos animais usar sapatos feitos de couro de jacaré. Sendo assim, não seria incoerência uma pessoa que defende direta ou indiretamente regimes que restringem a liberdade de expressão se utilizar de uma ferramenta que potencializa essa liberdade?

Abaixo, enumero onze contextos que demonstram que o Facebook representa tudo o que o socialismo rejeita.

1° – O Facebook originou-se nos Estados Unidos, não noutro país, porque em nenhum a liberdade de expressão é mais respeitada. Qual governo da glorificada América Latina permitira que uma pessoa comum criasse uma rede social com sua própria política de privacidade, na qual os usuários pudessem falar o que quiser sobre qualquer assunto, criticar e ridicularizar políticos, formar grupos e organizar manifestações contra o governo? Nenhum. O Facebook atrai tantos usuários exatamente por oferecer a liberdade que regimes socialistas coíbem.

2° – Mark Zuckerberg e seus colegas de faculdade eram dignos representantes do que os socialistas chamam de “elite branca burguesa” − jovens alienados e pervertidos que criaram uma rede social visando promover a farra dos estudantes.

3° – Logo que sua rede foi expandida à outras universidades, Mark Zuckerberg despertou-se para a possibilidade de obter altos lucros e procurou investidores capitalistas que impulsionaram seu negócio até chegar à escala atual, com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Sob a ótica marxista, Mark Zuckerberg contribui para acentuar a desigualdade social e econômica, já que ele se tornou mais um bilionário enquanto ainda existem pessoas passando fome no mundo.

4° – A falta de regulamentação estatal possibilitou o Facebook ser um importante vetor do liberalismo, com pessoas e empresas promovendo suas ideias, seus produtos, seus serviços e viabilizando negociações espontâneas livres da intromissão do governo. Ou seja: O Facebook é a mais escrachada apologia à liberdade econômica.

5° – O Facebook permite que cada pessoa selecione “amigos” em função de seus interesses e preconceitos particulares, o que, sob a ótica socialista, incita discriminações.

6° – O Facebook também permite que seus usuários selecionem livremente quais grupos e causas que lhes são mais interessantes, o que estimula a percepção de que não precisamos do Estado para nos dizer o que é bom e o que é ruim.

7° – Completando a apologia ao livre mercado, o Facebook permite que as pessoas punam as empresas que agem de forma discriminadora ou fraudulenta. Hoje, empresas temem muito mais uma publicação viralizada no Facebook do que processos abertos na justiça estatal. Ou seja: O Facebook incita as pessoas a rejeitar o Estado.

8° – Enquanto os socialistas cobram que a sabedoria estatal “democratize da mídia”, o que seria nada menos do que o desmantelamento dos grandes veículos de comunicação, esta gigantesca empresa capitalista chamada Facebook possibilita que qualquer cidadão do mundo seja um repórter, que qualquer pessoa desminta a grande imprensa e denuncie o governo. Graças ao Facebook, a opinião pública é cada vez mais formada pelo conjunto de publicações de pessoas comuns dispersas por toda a sociedade − mais uma vez, contrariando a ideia socialista de controle da imprensa para se proteger a sociedade de supostas manipulações.

9° – Para o desespero dos socialistas, as ações dos governos ao redor do mundo estão sendo cada vez mais pautadas pela opinião de cidadãos comuns a partir do termômetro do Facebook, reduzindo o movimento sindical ao ridículo.

10° – O Facebook comprova a eficiência de iniciativas privadas de solidariedade. Pessoas comuns, especialmente as de classe média de países capitalistas, sensibilizam a sociedade com muito mais facilidade do que governos. Por meio de simples publicações, conseguem chamar a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo sobre questões ambientais, humanitárias, políticas e econômicas numa escala muito maior do que os métodos socialistas de parar o trânsito, vandalizar a cidade e incitar a violência.

11° – Enquanto os socialistas insistem que o Estado deve ser o principal promotor da arte, o que acaba privilegiando os artistas “bem relacionados” e aqueles enquadrados num ou noutro grupo pré-identificado pelo governo − todos necessariamente vinculados à esquerda −, o Facebook possibilita que qualquer artista, independentemente de sua ideologia, religião, “raça” ou opção sexual divulgue seu trabalho, conquiste público e ganhe dinheiro.

12° – Lembrando que o Whatsapp pertence ao Facebook, foi o aplicativo, não regulações governamentais, que obrigaram as tradicionais empresas de telefonia a melhorar e baratear seus serviços, comprovando definitivamente que só a liberdade econômica qualifica as relações de mercado.

Contudo, socialistas dessa galáxia, creio que nada os impede de substituir o Facebook por uma rede desenvolvida e viabilizada por vocês mesmos. Uma nova a revolucionária ferramenta de interação social sem publicações fúteis, burguesas, machistas, nazistas, fascistas, racistas, opressoras ou neo-liberais, com grupos voltados exclusivamente para a construção do socialismo, com páginas voltadas apenas para a promoção e venda de produtos fabricados sem a exploração do trabalho. Anúncios de grandes corporações capitalistas seriam rejeitados. Publicações de mulheres e de pessoas negras, gays ou pobres seriam especialmente impulsionadas pelo Faceprole − Facebook do Proletariado −, para se reparar séculos de indiferença da classe burguesa.

Creio, inclusive, que vocês não terão dificuldades em conseguir verbas de governos para viabilizar essa nova rede. Prevejo até um lançamento simultâneo em Cuba, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Brasil, demonstrando para todo o mundo o poder e a independência da América Latina.

Façam! Talvez este seja o último e definitivo golpe contra capitalismo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Cesar de Melo

João Cesar de Melo

É militante liberal/conservador com consciência libertária.

3 comentários em “Socialistas de Facebook: Não pode!

  • Avatar
    01/09/2015 em 1:42 pm
    Permalink

    Vou escrever então: Sendo assim, não seria incoerente uma pessoa que defende direta ou indiretamente regimes que valorizam a liberdades pessoais se utilizar de uma ferramenta fabricada num país ditatorial, como a CHINA? SE socialistas não podem usar facebook, liberais não podem comprar equipamentos chineses!

    SOMOS TODOS INCOERENTES!

  • Avatar
    01/09/2015 em 11:54 am
    Permalink

    O problema é que eles também terão de criar uma rede independente, talvez com raiz em Cuba ou Coréia do Norte, afinal, a internet também é fruto do país mais opressor e capitalista do mundo: os Estados Unidos…

  • Avatar
    31/08/2015 em 7:21 pm
    Permalink

    Muito bom!!

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo