fbpx

Por que está cada vez mais difícil pagar o aluguel?

Print Friendly, PDF & Email

alugase3

Andando pelas ruas dos grandes centros comerciais, no Rio de Janeiro, é notável a redução do número de estabelecimentos comerciais, bem como o aumento no número das placas de “aluga-se”. Nas ruas do Centro do Rio e na Zona Sul da cidade, lojas que há anos funcionavam acabaram fechando as portas. A principal razão, segundo os comerciantes, é o preço dos alugueis.

Muitos deles acreditam que tal elevação vem ocorrendo por conta dos eventos esportivos (Copa e Olimpíadas), assim como pela “glamourização” de certas regiões da cidade, como é o caso de Ipanema e Leblon. Por mais que estas variáveis possam ter algum impacto nos preços, os comerciantes se esqueceram do conceito de inflação.

Inflação é o aumento da quantidade de moeda na economia. Tal aumento reduz o poder de compra da nossa moeda, fazendo com que, ao longo dos anos, tenhamos a capacidade de adquirir menos bens e serviços. É evidente que os preços podem subir, devido a um aumento da demanda por produtos, ou redução da oferta destes.

Tais movimentos são comuns quando o mercado tenta conciliar oferta e demanda. O caso da disparada dos preços dos alugueis, contudo, não segue essa regra. Para comprovar isso, analisei alguns dados.

Coletei os dados do crescimento percentual mensal do crédito direcionado ao setor de habitação, desde março de 2007. Isso porque, com as recentes reduções da taxa SELIC, os bancos puderam conceder mais crédito, principalmente para o setor imobiliário. Tal aumento na concessão fez com que a oferta monetária crescesse.

aluguel1

Além disso, coletei os dados do IGP-M. Esse índice de inflação, medido pela FGV, é utilizado para reajustar os preços dos alugueis. Somei as variações percentuais mensais dele, da mesma forma que fiz com o crédito imobiliário e cheguei ao seguinte gráfico.

aluguel2

Juntando os dois gráficos, temos o seguinte resultado:

aluguel3

Como é possível notar existe uma forte relação entre a quantidade de crédito direcionado ao setor habitacional e o IGP-M. Portanto, por mais que os eventos esportivos ajudem a explicar a recente disparada no preço dos alugueis, o crescimento da oferta monetária, através da concessão de credito imobiliário, é uma das principais (ou talvez a principal) razões para a disparada dos preços dos alugueis, no Brasil.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Mateus Maciel

Mateus Maciel

Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Colunista dos sites: Spotniks e Liberzone.

Um comentário em “Por que está cada vez mais difícil pagar o aluguel?

  • Avatar
    05/05/2015 em 6:48 pm
    Permalink

    Quem entrou na onda do MCMV e conseguiu um teto, se deu bem, quem não teve tempo de aderir e ficou no aluguel…

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo