fbpx

A Petrobrás deve ser privatizada?

Print Friendly, PDF & Email

Diante da profusão de desmandos envolvendo a Petrobrás, muitas pessoas se questionam: privatizar a estatal seria a solução? Eu estou convencido que sim. Privatizar a estatal resolveria não apenas o problema da corrupção, como tornaria a empresa mais eficiente. Se a receita funcionou para a Vale, para a Embraer e para bancos estaduais, por que não funcionaria para a Petrobrás?

Infelizmente, acredito que isso está a anos-luz de acontecer. A maioria dos brasileiros é contra tal medida. Há muito tempo, vem sendo difundida a falsa tese de que setores estratégicos têm de ser protegidos pelo governo. Se isso fosse verdade, deveríamos estatizar todo o agro-negócio do país. Existe algo mais importante, essencial e estratégico que a produção de alimentos?

Petrobrás: privatizar é a solução?
Petrobrás: privatizar é a solução?

Um argumento favorável à privatização de estatais, de um modo geral, é que agentes econômicos tendem a ver uma empresa pública como um recurso comum e recursos comuns tendem a ser utilizados de forma predatória. Para explicar essa teoria, professores de economia costumam utilizar uma fábula, conhecida como A Tragédia dos Comuns.

Vamos a ela. Em uma cidade medieval, a principal fonte de renda das famílias era a criação de ovelhas para produzir lã. As ovelhas eram de propriedade privada, cada família tinha o seu rebanho. Mas o pasto era comunal, pertencia coletivamente a todos. Isso não era problema num primeiro momento em que a terra era um fator abundante. Porém, à medida que as famílias querem auferir mais renda, a quantidade de ovelhas começa a aumentar.  Chegamos finalmente a uma situação em que o número de ovelhas é tão grande que a área de pastagem fica completamente exaurida.

Uma solução para o problema seria a privatização da área comum. Se cada uma das famílias fosse proprietária de um pedaço da terra, elas cuidariam melhor do seu bem. Esse problema envolvendo recurso comum é conhecido de longa data. O filósofo grego Aristóteles disse: “o que é comum a muitos é o que recebe menos cuidados, por que todos têm maior preocupação com o que é seu do que aquilo que possuem em conjunto com outros”.

A Tragédia dos Comuns pode nos ajudar a entender e a encontrar soluções para vários problemas. O ar que respiramos, a água do mar, dos rios, as florestas são recursos comuns e estão submetidos à utilização predatória. A solução, em algumas situações, pode estar na privatização.

Na África, elefantes são caçados por causa do marfim, que tem muito valor no mercado, e por isso correm risco de extinção. Por outro lado, as vacas, que também são animais valiosos, não correm esse risco. Qual a diferença? O elefante que vaga pelas savanas da África é um recurso comum. A vaca criada em uma fazenda é um bem privado.

Em alguns países africanos, o governo resolveu transformar os elefantes em bens privados. Numa primeira etapa, vários países proibiram a caça. Essa política era altamente dispendiosa e não conseguia solucionar o problema. Posteriormente, alguns países resolveram privatizar os elefantes. O dono dos animais podia abater e vender legalmente o marfim no mercado. Logicamente, o proprietário quer preservar os elefantes porque eles valem dinheiro. Essa segunda política se mostrou muito mais eficiente.

Voltando a falar da Petrobrás, eu vejo a estatal como uma espécie de recurso comum, como uma manada de elefantes selvagens, com longas e valiosas presas, vagando livremente pela savana. Os corruptos são caçadores fora lei, ansiosos por abater os animais e arrancar seus tão cobiçados dentes. Conter a ganância dos caçadores é impraticável. A solução é privatizar.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ivan Dauchas

Ivan Dauchas

Ivan Dauchas é economista formado pela Universidade de São Paulo e professor de Economia Política e História Econômica.

8 comentários em “A Petrobrás deve ser privatizada?

  • Avatar
    23/04/2015 em 12:12 pm
    Permalink

    Eu sou totalmente favorável a privatização da Petrobras como também dos Correios, acho que com as privatizações todos saem ganhando principalmente o governo Federal.

  • Avatar
    12/02/2015 em 12:21 am
    Permalink

    Deve sim ser privatizada!!! Vcs ja ouviram falar q empresas privatizadas deram prejuizo?? ou que seu dinheiro foi usado em beneficio de algum partido????

    • Avatar
      12/02/2015 em 11:42 am
      Permalink

      Chris, vc está acompanhando os jornais?!? O chamado “Petrolão”? Parece que não…

      Vou resumir para você: Esquema de Corrupção entre empresas e governo. Envolvidos: 1 governo corrupto desde 1500 ( o esquema de corrupção começou durante o governo FHC que decretou Lei de licitação especial para Petrobras e piorou muito no governo PT); 1 empresa Estatal ( a maior do país e uma das maiores do mundo, que mesmo sendo roubada e muito roubada ainda tem confiabilidade de mercado e se corretamente administrada renderá muito para educação e saúde do país, o que nenhuma empresa privada estaria disposto a fazer) e 8 EMPRESAS PRIVADAS!!!! 8 EMPRESAS PRIVADAS!! NO MÍNIMO.. FORMANDO CARTEL!!!

      Respondendo à sua pergunta…

      PRIVATIZAR NÃO É A RECEITA PARA ACABAR COM CORRUPÇÃO Chris.. se fosse seria muito fácil! rsrs

      O retorno em impostos ( como já foi dito aqui) que as empresas privatizadas geram, não elimina a ação corrupta. O que mais ocorre no país é a falta de investimento proveniente deste mesmo imposto.

      CORRUPÇÃO PARTE DE PESSOAS FÍSICAS NÃO JURÍDICAS. Não tem relação com Estatal ou Privada.

      Temos duas correntes a seguir senhores:

      Quem torce para o bem da empresa Petrobras, deve optar pela privatização.
      Quem torce para o bem da Nação, deve optar por uma empresa estatal bem administrada e FISCALIZADA.

      Apenas questão de escolha, mas sejamos coerentes com as mesmas.

  • Avatar
    11/02/2015 em 9:12 am
    Permalink

    Por que então não estatizar as padarias? Quer mais essencial que elas que nos fornecem as energias para o início do dia de todos os membros da família?

  • Avatar
    11/02/2015 em 12:41 am
    Permalink

    Muito bom.

    Além de privatizar a Petrobras, o governo brasileiro deveria abrir o mercado.

    • Avatar
      11/02/2015 em 2:29 am
      Permalink

      Muito bom!!!

      Se um dedo está podre, corta-se a mao!

      Este texto admite a corrupcao e nao trata de solucoes, mas sim de consolos… Simplesmente admite a incapcidade de um país administrar seus bens e em educar o seu povo. A solucao, senhores, é educar e punir, mas como os senhores parecem nao ter interesse nisso tambem… Mais facil: privatizar.

      • Avatar
        12/02/2015 em 9:26 am
        Permalink

        O caso da Vale, da Telebrás e da Embraer são exemplos perfeitos próximos à nós, brasileiros, de como que empresas privadas são muito mais eficientes do que empresas estatais.
        Esses casos já deveriam ter ensinado para os senhores que empresas privadas são muito mais eficientes do que empresas estatais e portanto a solução é privatizar o maior número de empresas possíveis.

        Empresas estatais conseguem a proeza de ter quase o PIB inteiro à disposição (dinheiro dos nossos impostos) e ainda conseguirem ser menos eficientes que empresas de um grupo de sócios que se arriscaram e investiram o dinheiro deles (e não dos outros) para conseguirem ainda mais dinheiro fornecendo produtos e serviços para a população.

        Esquerdismo/coletivismo/socialismo/estatismo é um sistema completamente fracassado. A experiência do bloco soviético já deveria ter ensinado isso pro mundo inteiro.

        Não apenas é fracassado, como é violento ao te obrigar através das Polícias a dar seu dinheiro para o governo fazer cagadas à torto e à direito.

        • Avatar
          12/02/2015 em 9:28 am
          Permalink

          Está na hora do Brasil privatizar essa empresa que tem quase o PIB inteiro à disposição, mas ainda não tem a tecnologia de refinar petróleo e pede para empresas privadas do exterior refinar. Uma verdadeira vergonha.

          Uma das gasolinas mais caras do planeta e uma das empresas estatais mais corruptas do planeta.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo