fbpx

A péssima gestão estatal da água

Print Friendly, PDF & Email

torneira0201Salvo o notório problema da Petrobras, a outra grande notícia da semana é suposto rodízio de água na cidade de São Paulo. Nos últimos meses tem se falado muito a respeito da falta de chuvas e das baixas reservas de água nos reservatórios da Sabesp, empresa pública que administra o recurso. Fala-se até que, sem um considerável aumento de chuvas, os poços secarão em setembro, o que será uma verdadeira calamidade na maior cidade da América do Sul.

A gestão estatal da água segue a regra da gestão estatal sobre vários outros bens e serviços. Como bem escasso que é, a melhor forma de se administrar esse recurso é através de direitos de propriedade privada e liberdade de mercado.

No Brasil, a produção e distribuição de água pelo Estado resulta nos velhos problemas dos desincentivos típicos da administração pública: baixos investimentos, nenhuma inovação tecnológica, preços criados a partir da conveniência política e não da escassez e utilidade do bem, e assim por diante. Nada muito diferente da gestão do petróleo pela Petrobras que está levando a empresa à falência.

Essa gestão pública da água cria um paradoxo único entre prestadores de serviço: o Estado faz campanhas para que as pessoas cada vez utilizem menos água, e não mais, que é o que uma empresa normal faria. Mas uma empresa normal também investiria muito em novas tecnologias para captação do recurso em questão, como dessalinização, captação da chuva, perfuração de poços, e assim sucessivamente. É simplesmente mais fácil fazer campanha para as pessoas usarem menos água do que investir para que as pessoas possam usar muita água e com qualidade e segurança.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Um comentário em “A péssima gestão estatal da água

  • Avatar
    16/04/2014 em 5:43 pm
    Permalink

    Bernardo,

    Muito bem colocado o seu comentário, essa situação por si só já é ruim, mas se entrarmos no mérito do péssimo índice de saneamento básico (coleta e tratamento de esgoto), que geralmente é gerido pelas mesmas empresas que distribuem água, veremos que ainda estamos lutando com um problema que já deveria ter sido resolvido faz pelo menos 20 anos.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo