fbpx

O que está acontecendo com o emprego?

Print Friendly, PDF & Email

primeiro-empregoAté recentemente, a manutenção do nível de emprego era apontada como o ponto forte do governo Dilma, e o contraste entre o desempenho do mercado de trabalho e o restante da economia era tão forte que chegaram a propor a existência de um paradoxo do emprego. Tal paradoxo decorreria da aparente contradição entre o baixo crescimento e o alto nível de emprego. A sabedoria convencional diz que, se existe demanda, a economia cresce e gera empregos; do contrário, a economia para de crescer e aparece o desemprego. Como explicar uma economia que não cresce e na qual, mesmo assim, o desemprego não aparece?

A pergunta tem várias respostas. As mais imediatas aparecem quando se observa que nos últimos tempos a taxa de desemprego continuou baixa mais por causa da saída de pessoas do mercado de trabalho do que pela criação de novas vagas. Tal saída é devida a fatores demográficos e a mudanças de hábitos que não são necessariamente um problema para a economia. Mas demografia e mudanças de hábitos não explicam, sozinhas, a atual queda no emprego.

Veja mais em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-que-esta-acontecendo-com-o-emprego-f3oiddgfkwfnh0o108ggaadey

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Ellery

Roberto Ellery

Roberto Ellery, professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB), participa de debate sobre as formas de alterar o atual quadro de baixa taxa de investimento agregado no país e os efeitos em longo prazo das políticas de investimento.

Pular para o conteúdo