fbpx

O projeto Savu

Print Friendly, PDF & Email

samuDá série “péssimas propostas políticas”, temos agora o “Savu”, ou Samu para animais, de autoria do vereador Marcelo Piuí, do PHS/RJ. De acordo com o projeto, seria criado um corpo de ambulâncias com veterinário e equipamentos de resgate para animais atropelados na estrada.

Esse projeto já não faz muito sentido frente à falta de recursos que uma prefeitura municipal tem. E se torna insustentável sua justificação quando sabemos que a saúde humana carece dos recursos necessários para seu pleno funcionamento. Por mais que se queira ajudar animais atropelados, usar o dinheiro do contribuinte, que já é parco, para essa finalidade é inverter por completo a prioridade dos serviços públicos.

Para que tal projeto fosse posto em prática, seria necessária a licitação de ambulâncias especializadas e a criação de um corpo de veterinários públicos através de concurso. Por fim, seria necessária a criação de um hospital veterinário público, pois esses animais teriam de ser deixados em algum lugar. Na prática, é a porta de entrada para a criação de um “SUS animal” na cidade do Rio de Janeiro, anteriormente criticado aqui.

Não é de se surpreender tal atitude. Afinal, muitas boas pessoas gostam de animais e gostariam de vê-los sendo resgatados e cuidados. O problema todo é o uso do dinheiro público para esse fim. Jogar esta conta para grande parcela da sociedade que discorda do emprego deste escasso dinheiro nesta finalidade, e que às vezes nem gostam de animais, é medida bastante injusta e uma comprovação cabal de que o orçamento público é uma verdadeira farra de composição de pequenos interesses politicamente organizados, sem nenhum padrão ético respeitável.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Um comentário em “O projeto Savu

  • Avatar
    28/08/2014 em 4:33 pm
    Permalink

    Prezado Bernardo, aqui em Porto Alegre, a poucos dias noticiou-se a criação de um hospital veterinário público. Confesso que mesmo amando cães fiquei extremamente puto com essa iniciativa. Fui dar uma pesquisada a respeito, e aqui já existe uma secretaria (SEDA) Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre que desde 2011 faz o resgate através de veículos especiais, de animais atropelados e em perigo pela cidade. Mas a questão que quero apresentar é a de que o tal do hospital público para animais será construído com recursos, adivinhe? Privados, isso mesmo os 3,5 milhões foram/serão doados por uma pessoa. Ainda não é o ideal porque os custos de manter tal hospital em funcionamento será dividido por nós Portoalegrenses, mas, como existe uma rede grande aqui na cidade de “protetores” – pessoas comuns que resgatam animais em situações de risco, gastam seu dinheiro com eles e depois arrumam um lar para esses bichos – quem sabe o hospital não poderá ser mantido com os recursos de doadores, quem sabe as clínicas veterinárias não possam ceder seus profissionais de forma voluntária por um pedaço do seu dia/semana/mês criando assim uma rede de cooperação mútua e sem onerar os cofres públicos do município. É uma esperança que tenho, talvez com a mobilização de mais pessoas possamos mostrar que é possível não depender do poder público para fazer o bem a quem quer que seja já que “não existe almoço grátis”.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo