fbpx

A importância da propriedade privada

Print Friendly, PDF & Email

Julio dos Santos*

gravuradeAsherTodo aquele que se propõem a estudar a Escola Austríaca de Economia depara-se, inicialmente, com a definição das premissas desta escola, que é a defesa permanente da liberdade, paz e propriedade. A defesa destas três condições é o critério central para avaliação lógica de qualquer teoria econômica desta escola.

Nas mais diversas áreas do conhecimento humano, nas mais variadas filosofias e crenças, subentende-se que a condição de bem-estar é uma situação onde o indivíduo se encontra num ambiente onde há, entre outras características, ao menos liberdade e paz. Porém, aqueles que estudam a Escola Austríaca determinam a propriedade no mesmo patamar destas outras duas. Por que colocá-la neste patamar tão alto?

Como fundamento define-se liberdade como livre arbítrio de tomada de decisão do indivíduo sobre a sua própria vida. Para isto, a responsabilidade sobre os resultados de suas decisões deve ser do próprio indivíduo, sejam estes resultados positivos ou negativos. Sendo assim, durante o processo de busca de uma melhor situação de bem-estar, este terá como meta encontrar ou contribuir na construção de um ambiente de paz. Se o interesse desse indivíduo for fazer este bem-estar durar por um longo período, ele como consequência, se esforçará para construir ou manter um ambiente de paz no maior tempo possível, preocupando-se com o longo prazo desta condição.

Sabe-se que o indivíduo é o julgador em última instância das decisões de sua própria vida. Ele é o único responsável por suas decisões, além disso, é também o mais interessado por sua situação de bem-estar e para que ela seja a mais duradoura possível. Assim, qual será a alternativa para que este indivíduo consiga transportar através do tempo sua situação de bem-estar sem que ele invada a condição de liberdade e paz de outros indivíduos?

A resposta é simples: a propriedade.

A propriedade caracteriza-se como o instrumento capaz de fazer com que indivíduos não ultrapassem os limites de seus semelhantes durante o processo de busca de sua prosperidade. A propriedade torna-se uma ferramenta de expansão e manutenção da condição de paz e liberdade entre os homens. Ela é a única forma capaz de fazer com que o bem-estar seja conduzido através do tempo, tanto pela forma mais simples, como por exemplo de um indivíduo para o seu próprio futuro, até a mais complexa, de um indivíduo para uma geração futura.

A propriedade possibilita que o futuro possa ser cultivado no presente. Possibilita, também que a dúvida sobre este futuro, sua única certeza, possa ser prevenida hoje, fazendo com que a busca por um ambiente de paz e liberdade torne-se uma constância para aqueles que buscam o seu próprio bem-estar no longo prazo.

Sendo assim, a propriedade encontra-se no mesmo patamar que a liberdade e a paz, não porque possua necessariamente o mesmo valor para a vida humana, mas sim porque sem ela não teríamos nenhuma das três.

*Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, Pós-graduado em Economia Empresarial pela UFRGS. Experiência de sete anos na área de finanças corporativas. Estudante autônomo e defensor da Escola Austríaca de Economia. Especialista do Instituto Liberal

Texto originalmente postado no Clube Miss Rand – http://www.clubemissrand.com/

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo