fbpx

Frase do dia

Print Friendly, PDF & Email

Onde há concentração de poder nas mãos de poucos, muito frequentemente homens com a mentalidade de gangsters obterão o controle.”  (Lord Acton)

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Frase do dia

  • Avatar
    20/08/2014 em 10:28 am
    Permalink

    O que não se pergunta é como, quando e porque ocorre esta concentração de poder. Falando da maneira como expõe Lord Acton, parece que é algo sobrenatural, coisa das profundezas do inferno ou uma maldição divina e que ninguém deva perscrutar seus designo nem olhar direto nos olhos desta verdadeira víbora sem correr o risco d ser fulminado. Mas não é. É humana mesmo. Foi feito pelos homens e só por eles pode ser desfeito. Porem saber sua origem é mais que necessário para desfazer esta aparente maldição. A sua origem esta nas velhas monarquias absolutas do passado remoto onde o monarca ou chefe de estado exercia todo o poder. A filosofia que guiava este tipo de governo entretanto sobreviveu a nosso tempo e imprimiu sua marca não apenas na mentalidade das pessoas que nem sequer dela desconfia, mas também nas Constituição federal. E la que se deve buscar a fonte do poder que todo politico exibe depois de eleito. O politico eleito, que só desta maneira poderá exercer as funções de governo, operara o aparelho do Estado coberto pela Constituição que bem claramente diz que o governo, ou melhor, ele, pode regular o comercio, vale dizer o mercado, regular o valor da moeda, e de quebra lançar e cobrar impostos. São este dispositivos Constitucionais que o transforma de um simples mortal, as vezes um batedor de carteira, em um tremendo sujeito capaz de todo poder na terra. E se olhar a Constituição Americana no cap 1, sec.8, o poder de destruição que a constituição confere em um punhado de pessoas.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo