fbpx

Déficit público e o desespero da reeleição

Print Friendly, PDF & Email

gastao-02O Brasil recebeu nesta semana, sem maiores surpresas, a notícia do quarto déficit primário consecutivo nas contas públicas do Brasil. Déficit primário ocorre quando o Governo gasta mais do que arrecada, isso sem contar o serviço da dívida e eventuais refinanciamentos. Do ponto de vista administrativo, isso é realmente ruim. É a banalização total da irresponsabilidade fiscal.

Se isso é algo tão ruim, por que um Governo que tenta a reeleição nesse exato momento produziria um fato político grave contra ele mesmo? Aqui resta claro o compromisso de curto prazo do atual grupo político dirigente do Brasil. O gasto público excessivo aumenta a quantidade de dinheiro em circulação nesse momento, gerando obras públicas, benefícios e outros favorecimentos pessoais para grupos específicos de interesse, inclusive criando uma falsa sensação de riqueza social. Os efeitos deletérios desse gasto, que são a dilapidação da poupança nacional, a falta de recursos para investimento de longo prazo e o endividamento público normalmente só são sentidos em longo prazo. O desespero da reeleição cria uma ânsia por um aumento dos gastos e das satisfações populares e das elites.

A grande curiosidade aqui é que esse efeito já não é uma novidade. Pelo menos desde 2008 já se vê essa prática de gastos alucinados para fins eleitoreiros, jogando-se a conta pro futuro. Só que o futuro de 2008 já chegou em 2014, motivo pelo qual os resultados macroeconômicos estão pífios. Recessão técnica, déficit nominal rotineiro,  terceiro maior déficit externo do mundo, dilapidação das reservas monetárias, inflação e disparada do valor das moedas estrangeiras são todos os sintomas dessa rotina político-administrativa, da qual o próximo Governo, seja qual for, não conseguirá escapar de enfrentar.

Resta agora sabermos em quem o eleitor nacional vai confiar para enfrentar os efeitos da política de gastança eleitoreira: se nos mesmos gastadores que criaram o problema, ou se em novos grupos políticos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Um comentário em “Déficit público e o desespero da reeleição

  • Avatar
    02/10/2014 em 6:59 pm
    Permalink

    ninguem produz nada nesse país.. e tudo custa absurdamente caro..
    temos que apoiar projetos como o flixbook.com,br que é uma biblioteca completa de 17 mil liros por apenas 2 reais, isso sim são projetos inovadores para fazer as pessoas terem conhecimento com baixo custo

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo