fbpx

A garantia do mínimo

Print Friendly, PDF & Email

voucherÀ Assembleia Legislativa caberia estabelecer as condições mínimas de educação e saúde, e demais necessidades a serem proporcionadas a todos os cidadãos, bem como a origem dos respectivos recursos. Essas condições mínimas deveriam ser propiciadas a todos os cidadãos por meio de tickets representando um período escolar ou um período escolar ou um período de atendimento de saúde, deixando ao indivíduo a possibilidade de escolha da escola ou do seguro-saúde de sua preferência. Idêntico procedimento deveria ser adotado para qualquer outra condição mínima que se considere indispensável estender a todos os cidadãos pelo simples fato de pertencerem à mesma comunidade.

O essencial é que a concessão desses benefícios seja feita diretamente aos indivíduos, que escolherão, no mercado, quem melhor lhes pode fornecer o produto ou o serviço em questão. A tentativa do governo de produzir e/ou distribuir diretamente o produto ou o serviço a ser concedido aos mais carentes acaba fazendo com que sejam gastos em tarefas intermediárias e administrativas até 80 % do total dos recursos, segundo admite o próprio PAG – Plano de Ação Governamental. Quando o Estado resolve construir e operar uma rede de escolas ou de hospitais, invariavelmente o custo por leito ou por aluno é superior (e a qualidade inferior) ao do mesmo serviço quando prestado por organizações privadas.

Ao determinar essas condições mínimas, a Assembleia Legislativa deve igualmente indicar a fonte de recursos, ou seja, qual o imposto ou aumento de imposto cuja arrecadação proverá o governo com os recursos necessários à implementação desses benefícios. A manifestação em favor de benefícios sem a correspondente indicação dos recursos necessários à sua implementação, como costuma ocorrer em nosso país, representa apenas o que foi adequadamente denominado de “sensibilidade inconsequente”.

Artigo retirado do livro de crônicas O Que é o Liberalismo, de Donald Stewart Jr., editado pelo Instituto Liberal desde 1988 e à venda em nossa livraria por R$ 10,00 (frete não incluso). Adquira essa e outras obras e colabore com o trabalho do IL.
– Envie um e-mail para cibelebastos@institutoliberal.org.br
– Ou acesse nossa loja virtual
aqui.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Donald Stewart JR

Donald Stewart JR

Engenheiro civil, empresário, intelectual, Donald Stewart Jr (1931-1999), criou o Instituto Liberal em 1983 com o apoio de um pequeno número de amigos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Presidiu o Conselho de Mantenedores em diversos períodos. Após a criação do IL do RJ, mais sete instituições análogas foram inauguradas em seis estados e no Distrito Federal.

Pular para o conteúdo